terça-feira, 31 de outubro de 2017

➡️🌟 Almoço Solidário 🌟 ⬅️



Vem ajudar a A.D.A.S.C.O !
Contacto 244606051

A Associação de Desenvolvimento e Apoio Social da Freguesia do Coimbrão é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, de utilidade pública, sediada na freguesia de Coimbrão, concelho de Leiria.  

A ADASCO, tendo o estatuto de IPSS, está vocacionada para lidar com problemas sociais, designadamente, no que diz respeito a indivíduos que por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento não possam assegurar temporária ou permanentemente as suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária.





quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Acção Popular de Limpeza

O Grupo de Amigos da Lagoa da Ervedeira, com o apoio de diversas entidades, vem convidar toda a população, a juntar-se à nobre causa “MELHOR VIDA COM LAGOA DESPOLUÍDA”.






 Assim, no próximo sábado, dia 28 de Outubro, pelas 15h00 irá proceder-se a uma limpeza dos resíduos sólidos (garrafas de vidro, plásticos, latas, pregos, madeiras queimadas, etc). O ponto de encontro será na entrada poente da lagoa, junto ao parque de estacionamento. 
Agradecemos a colaboração e a partilha de mensagem. Para qualquer tipo de dúvida não hesite em contactar o 912836374.
Material a trazer: luvas, material para apanhar o lixo (ancinho, enxada, imanes para apanhar os pregos). 
G.A.L.E (Grupo de Amigos da Lagoa da Ervedeira)
Apoios:
Câmara Municipal de Leiria : Assumirá os custos com a remoção e transporte dos resíduos para destino final adequada .
Junta de Freguesia do Coimbrão : Apoio logistico e fiscalização á forma como a acção será efetuada .
Leonel Leal : Cedência de máquina agricola ( reboque ) para transporte e condicionamento dos resíduos sólidos .
Kiosque Lita'Bar : Reforço alimentar e bebidas .Leal & Olaio-Comércio de Madeiras e Lenhas Lda : Apoio na recolha de restos sólidos de madeira .

Mais informação em : G.A.L.E  - Pagina do Evento .

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Lagoa da Ervedeira suporte à candidatura e Linhas de ação do projeto:

Fez parte do documento de suporte à candidatura submetida a 20 de maio de 2015, em resposta ao convite para apresentação de candidaturas n.º 03/2015, de 17de março de 2015
PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO E COESÃO TERRITORIAL PARA A REGIÃO DE LEIRIA NO PERÍODO 2014 -2020 .

24/10/2017
Excelentíssimo Senhor Raul Castro
Presidente da Câmara de Leiria


ASSUNTO: Lagoa da Ervedeira e o vosso Projecto sobre o Pacto para o desenvolvimento e coesão territorial para a Região de Leiria no período 2014-2020 .
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Leiria .


Como residente no seu concelho, eu trago à sua atenção o facto de que precisamos de tomar nota sobre os últimos acontecimentos menos favoráveis relacionados com a Lagoa da Ervedeira e toda a sua zona envolvente , sabendo o Sr. Presidente da Câmara de Leiria que a Lagoa da Ervedeira nestes últimos anos , apesar de esta não figurar na lista de destinos balneares ou seja não sendo considerada zona balnear , é assim um destino de férias muito procurado no período estival para praia, banhos*, passeios e lazer. Actualmente e desde à alguns anos é um local bastante frequentado por toda a população, em geral no período de maior calor e mesmo ao longo de todo o ano .
Penso que será do conhecimento do Sr . Presidente que esta se tem vindo a a revelar com grande significado para um número considerável de visitantes e veraneantes. Este local até a muito pouco tempo foi uma zona rica em fauna e flora onde os animais e plantas e o ser humano reinavam em harmonia neste habitat natural.
Como um mero conhecedor e habitante da Zona circundante à Lagoa venho tomando e alertando ao longo de alguns anos , uma preocupação sobre a Lagoa , preocupação e alerta este que tenho vindo a dar a conhecer ás mais diversas entidades (das quais infelizmente nunca obtive qualquer resposta), sobre o perigo que esta corre e que estão a contribuir para a sua eutrofização. No fundo têm-se acumulado lodos ricos em matéria orgânica,mais do lado nascente, e areias de proveniência eólica a poente, que têm contribuído para a diminuição da sua profundidade que actualmente é de 3 mt (máximo verificado) e que desde 2002 perdeu 5 mt de altura ( muito preocupante ) .
O nível de água da Lagoa também tem vindo a diminuir , a diferença entre outubro de 2016 e outubro de 2017 esta só em um ano perdeu 1.20 mt . Este facto deverá certamente estar relacionado com a diminuição de pluviosidade nos últimos anos. Na década de 60 foram feitos, imediatamente a Norte, na Mata do Urso, vários furos para captação de água subterrâneas, o que contribuiu para a diminuição do nível de água nos poços agrícolas das imediações, podendo também ter sido afectado o nível de água da Lagoa.
E para continuar com este grande e preocupante problema para a lagoa , infelizmente devido ao incêndio do dia 15 de Outubro de 2017 que assolou a nossa querida e bela Lagoa da Ervedeira , fazendo desta um verdadeiro monte de cinzas , de onde à posterior virão a surgir consequências muito graves para todo o seu ecossistema e não só . Tragédia esta que eu citava já há muito que dia menos dia iria surgir e destruir todo o ecossistema e infraestruturas da Lagoa da Ervedeira .
Sei que esta foi uma catástrofe para todo o nosso pinhal de Leiria e infelizmente não bastando afectou as mais diversas localidades trazendo grandes prejuízos para os nossos munícipes , alguns desses danos jamais serão irreparáveis .
Muito tinha a dizer a vossa Excelência sobre algumas ideias , projectos e outros assuntos de interesse publico relacionado com a Lagoa da Ervedeira , mas espero eu poder apresentar estes um dia pessoalmente à mesa com o Sr . Presidente e o seu executivo .
Socialmente, perdemos uma geração inteira para a emigração, a maior parte da qual não regressará jamais a Portugal, porque não terão nenhuma razão económica para assim o fazer - a não ser que seja dada uma reviravolta na maneira como a nação está a ser governada e gerida , por isso Sr. Presidente Raul Castro e a finalidade desta minha carta será apenas para relembrar e referenciar o vosso Projecto para o desenvolvimento e coesão territorial para a Região de Leiria no período 2014-2020 , projecto este referente à Lagoa da Ervedeira .
Penso eu e espero que não esteja enganado , mas seria a altura do Sr. Presidente voltar a pegar neste projecto e de o voltar a apresentar pois devido ás circunstancias actuais , recentes ao acontecimento menos agradável para Lagoa seria a altura certa e própria para o dar de novo a conhecer e o fazer sair do Papel .
Um projecto que poderá ser uma realidade em prol de todos e creio eu que essa geração que emigrou certamente o agradecerá ao Sr. Presidente , caso este projecto fosse avante pois estando estes longe do "seu" ninho sempre que voltam a portugal , muitos destes emigrantes, fazem da lagoa o seu destino diário de férias !
Além do mais, como residente no seu concelho, e conhecendo a Lagoa como a " palma da minha mão" eu acredito que prosseguir com um projecto deste género será uma mais valia para a natureza e para o turismo , como vossa vossa Excelência de certo concordará comigo , o turismo na nossa zona e especificamente na zona Litoral jamais será o mesmo , trazendo algumas consequências negativas para a economia local .
Com isto me despeço referenciando apenas que na sua capacidade de Presidente eleito para o meu concelho, gostaria depois de lhe apresentar esta minha questão da qual espero obter de seguida o seu ponto de vista sobre este assunto tão sério.
Gostaria e para acabar pedindo-lhe que por favor não se esqueça que a Lagoa é um marco histórico não só de Leiria , mas sim de Portugal os seus 870 anos de historia são mais que uma razão para que esta jamais seja esquecida e abandonada.
Aguardando uma resposta de Vossa Excelência estando certo de que este assunto vai merecer a atenção de V. Ex.a, apresento os mais respeitosos cumprimentos
Atenciosamente,
Virgilio Cruz



PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO E COESÃO TERRITORIAL PARA A REGIÃO DE LEIRIA NO PERÍODO 2014-2020
Lagoa da Ervedeira
Linhas de ação do projeto:
Estudos sobre o funcionamento ecológico e hidrogeológico da Lagoa, concessão e implementação de medidas e soluções conducentes à sua sustentabilidade (melhoria da qualidade da água, combate à eutrofização e definição de usos, atividades e capacidades de carga);
Reabilitação, readaptação e colmatação de mobiliário, sinalética e informação, equipamento recreativo e estruturas existentes;
Criação de circuito de manutenção na envolvente à lagoa e ampliação e fecho (circular) do percurso pedonal e interpretativo;
Alteração do traçado da estrada, com trajeto por detrás da Casa do Guarda, com vista à pedonalização da área de recreio principal;
Reabilitação paisagística e ambiental da Lagoa e da sua envolvente e implementação das soluções resultantes do estudo;
Reabilitação da antiga casa do guarda e respetiva autonomização energética através de painéis solares;
Criação de uma zona balnear, a implementar caso este uso seja viabilizado pelo estudo (valor para 2 piscinas biológicas públicas flutuantes);
Monitorização da água, solo e biodiversidade, capacitação e formação de trabalhadores da administração local para monitorizar, divulgação, comunicação e implementação de medidas de correção;
Produção de material e ações de divulgação e informação, incluindo um Regulamento;
Aquisição e instalação de equipamento de vigilância balnear, a implementar caso o uso balnear seja viabilizado pelo estudo;
Implementação de um parque de campismo rural;


ID | 18. Lagoa da Ervedeira

Fez parte do documento de suporte à candidatura submetida a 20 de maio de 2015, em resposta ao convite para apresentação de candidaturas n.º 03/2015, de 17de março de 2015
PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO E COESÃO TERRITORIAL PARA A REGIÃO DE LEIRIA NO PERÍODO 2014 -2020
Enquadramento Regulamentar:
Portaria n.º57-B/2015 de 27 de fevereiro, secção 17, artigo 114º, número 1, alínea b), subalínea i), ii),
iii) e vi):
b) Património Natural:
i) Criação e requalificação de infraestruturas de apoio à valorização e visitação de Áreas Classificadas, bem
como outras áreas associadas à conservação de recursos naturais, incluindo sinalética, trilhos, estruturas
de observação e de relação com a natureza, unidades de visitação e de apoio ao visitante, rotas
temáticas, estruturas de informação, suportes de comunicação e divulgação;
ii) Organização de iniciativas de comunicação, informação e sensibilização associadas à proteção e
conservação da natureza;
iii) Programas e ações de desenvolvimento do turismo associado à natureza, incluindo conteúdos digitais,
plataformas digitais e planos de marketing específicos, assentes nos recursos naturais e direcionados para
o reforço da visibilidade, interna e externa, das Áreas Classificadas e da região, em articulação com a
conservação desses recursos;
vi) Desenvolvimento de infraestruturas verdes, em meio urbano ou rural, incluindo o estabelecimento de
corredores ecológicos, de forma a assegurar a proteção e, quando relevante, a reposição dos serviços dos
ecossistemas, incluindo a fruição.
7 | Programa Regional de Proteção Ambiental
15 | Programa de Diversificação de Oferta Turística
NATUREZA E CARACTERÍSTICAS
Linhas de ação do projeto:
Estudos sobre o funcionamento ecológico ehidrogeológico da Lagoa, conceção e implementação
de medidas e soluções conducentes à sua sustentabilidade (melhoria da qualidade da água,
combate à eutrofização e definição de usos, atividades e capacidades de carga);
Reabilitação, readaptação e colmatação de mobiliário, sinalética e informação, equipamento recreativo
e estruturas existentes;
Criação de circuito de manutenção na envolvente à lagoa e ampliação e fecho (circular) do percurso
pedonal e interpretativo;
Alteração do traçado da estrada, com trajeto por detrás da Casa do Guarda, com vista à pedonalização
da área de recreio principal;
Reabilitação paisagística e ambiental da Lagoa e da sua envolvente e implementação das
soluções resultantes do estudo;
Reabilitação da antiga casa do guarda e respetiva autonomização energética através de painéis solares;
Criação de uma zona balnear, a implementar caso este uso seja viabilizado pelo estudo (valor para 2
piscinas biológicas públicas flutuantes);
Monitorização da água, solo e biodiversidade, capacitação e formação de trabalhadores
da administração local para monitorizar, divulgação, comunicação e implementação de medidas
de correção;
Produção de material e ações de divulgação e informação, incluindo um Regulamento;
Aquisição e instalação de equipamento de vigilância balnear, a implementar caso o uso balnear seja
viabilizado pelo estudo;
Implementação de um parque de campismo rural;
Objetivos:
Criação e requalificação de infraestruturas de apoio à valorização e visitação de Áreas Classificadas, bem
como outras áreas associadas à conservação de recursos naturais, incluindo sinalética, trilhos, estruturas
de observação e de relação com a natureza, unidades de visitação e de apoio ao visitante, rotas
temáticas, estruturas de informação, suportes de comunicação e divulgação
Ações de desenvolvimento do turismo associado à natureza;
Informação e sensibilização associadas à proteção e conservação da natureza;
Promover a adaptação às alterações climáticas e da prevenção e gestão de riscos;
Proteção, reabilitação e valorização da Lagoa e da biodiversidade e promoção de sistemas de serviços
ecológicos, a eficiência dos recursos e infraestruturas verdes;
Conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património natural e cultural;
Apoio à regeneração física, económica e social das comunidades desfavorecidas em zona rural assim
como promoção de emprego e atividades económicas complementares;
Conservação, gestão, ordenamento e conhecimento da biodiversidade, dos ecossistemas e dos recursos
geológicos.
Resultados esperados:
Preservação do Património Natural;
Conhecer para preservar;
Aumento de resiliência do território. Aumento da biodiversidade. Mitigação de riscos (poluição e
segurança de bens e pessoas, nomeadamente prevenindo acidentes balneares graves);
Aumento do consumo final bruto de energia associado a fontes de energia renováveis; Diversificar
fontes de energia; autonomia energética do sítio;
Aumento do número de serviços ecossistémicos e socioeconómicos prestados pelo espaço;
Dotação do território com condições para a prática de ecoturismo;
Exploração económica de novas ideias e criação de emprego;
Aumento dos rendimentos e condições de vida da população rural da zona envolvente;
Turismo da Natureza.
PROMOTOR
Município de Leiria
ESCALA/IMPACTO
Território da CIM X
Supralocal
Local
FONTE DE FINANCIAMENTO INVESTIMENTO TOTAL (estimado)
PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO E COESÃO TERRITORIAL PARA A REGIÃO DE LEIRIA NO PERÍODO 2014 -
2020
Programa Operacional Regional do Centro
(FEDER)
958.000,00€
OBJETIVOS
Promover a valorização do património cultural e natural, enquanto instrumentos de
sustentabilidade dos territórios designadamente através da sua valorização turística.
ESTADO DE MATURAÇÃO
Ideia Projeto X Em execução
PERÍODO DE EXECUÇÃO


Data de arranque 2016 - É pena que este projeto de veras muito importante para a Lagoa Da Ervedeira e todo o publico em geral , este não sair do "papel" , esperamos que estejam atentos á este pequeno "paraíso" sendo uma mais valia para a vertente turística ambiental . 

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Um Futuro preocupante......!




O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, sublinhou este fim de semana , face aos últimos acontecimentos sobre o grande incêndio  do passado Domingo dia 15 , demonstrando uma grande preocupação com a área afretada na zona circundante á Lagoa da Ervedeira  .
Num artigo apresentado na comunicação social,  citou que a quando da sua visita á Lagoa da Ervedeira na passada 5ª Feira " onde há muito a fazer " ,que ira apresentar uma estimativa dos custos  que será entregue ao Conselho de Ministros de sábado pela CCDRC [Comissão Coordenadora de Desenvolvimento Regional do Centro].
Raul Castro assumiu ainda que irá proceder à reposição de passadiços e "dar a oportunidade à natureza de se conseguir revitalizar por si mesma". Citando ainda que é preciso ter cautela  com o tipo de reflorestação e sugerindo ,  que através do ICNF [Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas] fosse definido um plano de reflorestação, em que houvesse um concurso para um privado poder explorar com outro tipo de culturas ou atividades que não envolvam construção", explicou.
                         .
O autarca alertou ainda que as chuvas "poderão ser um sério problema para a lagoa" da Ervideira, levando as cinzas para o leito.

 

Lagoa Agosto de 2016

Lagoa 16 outubro 2017
Fonte : Diario de Leiria e Sabado.pt 
                                   

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Descobrir a Lagoa da Ervedeira a Caminhar

"As melhores coisas da vida estão, tantas vezes, tão perto de nós que nem sequer reparamos nelas. Por falta de tempo e, acima de tudo, por falta de atenção. Na maior parte dos casos, apenas nos preocupamos em saltar – e depressa! – entre a partida e a chegada sem desfrutarmos verdadeiramente do caminho. Mas quando o fazemos, passo a passo, podemos descobrir, então, algo que nem sequer imaginávamos que existisse aqui tão perto de nós: paisagens deslumbrantes, aldeias carregadas de histórias, pedaços de litoral ainda milagrosamente selvagens, pequenos tesouros de vida animal e, acima de tudo, uma experiência enriquecedora que nos pode levar a descobrir um País de paisagens únicas e irrepetíveis."
http://visao.sapo.pt

BREVEMENTE PODES EXPLORAR O NOVO TRILHO*

A Lagoa da Ervedeira, classificada no âmbito do Biótipo Corine, localiza-se na freguesia do Coimbrão e ocupa uma área de 25 hectares cuja ocupação do solo é predominantemente florestal. As suas características particulares decorrem do seu substrato geológico e da sua posição relativamente ao litoral. A sua fauna aquática é constituída por Carpas (Cyprinuscarpio), Percas do Sol (Lepomisgibbosus) e Achigãs (Micropterussalmonoides), Pato Real (Anãs platyrhynchos) e a Galinha de Água (Gallinulachloropus). (Fonte: Relatório Ambiental de Avaliação Estratégica, Maio 2015, Município de Leiria, Geoatributo) A Lagoa da Ervedeira localiza-se junto da povoação de Ervedeira, no extremo norte do Concelho de Leiria, freguesia de Coimbrão, possuindo uma área de 25 ha.
Insere-se num cordão dunar, entre as Matas Nacionais do Urso e do Pedrógão. O seu nome deriva da palavra “ervado” que significa medronheiro. Apesar da sua localização a cerca de 6 km do litoral, não se trata de uma lagoa costeira. Situando-se numa área com uma topografia pouco acidentada, constituída por areias, arenitos e argilas, a sua formação deve-se a inserção da topografia da superfície com um aquífero livre. A altitude situa-se entre os 40 e os 60 metros, existindo algumas depressões encaixadas no terreno correspondentes a própria lagoa. Na paisagem da Lagoa é possível distinguir duas áreas diferenciadas; A cobertura de pinheiros bravos e arbustos que constitui a mata circundante e a lagoa propriamente dita, com as margens adjacentes. Este ecossistema natural de grande riqueza biológica constitui o habitat ideal para algumas espécies e representa um óptimo local para a Invernada de aves migradoras, pois é um sítio sossegado e com alimento abundante. Estes ecossistemas defendem ainda as terras interiores da agressão da salinidade, preservando os litorais da erosão marinha e funcionam como reguladores do clima. A zona oeste da Lagoa é composta por dunas que se dispõem em cordões sensivelmente paralelos ao litoral. A Este, os terrenos apresentam uma constituição igualmente arenosa, mas com materiais mais grosseiros, sendo que a lagoa estabelece a fronteira entre as duas formações, ambas bastante permeáveis. Conjuntamente com a Mata Nacional do Urso, a lagoa foi considerada um sítio de interesse para a Conservação da Natureza, encontrando-se classificada como Biótopo CORINE – Programa da Comunidade Europeia para sítios de interesse científico e conservação da natureza. De acordo com o “Programa CORINE Biótopos”, encontram-se nesta área espécies com o estatuto de conservação, de ameaças de extinção e importantes aves migratórias. Em relação a flora local, a lagoa encontra-se envolvida, na sua quase totalidade, por um povoamento florestal litoral, cuja espécie dominante e o pinheiro-bravo (Pinus pinaster) e algumas manchas de pinheiro-manso (Pinus pinea), eucalipto (Eucalyptus globulus labill) e acácia (Acacia melanoxylon e Acacia dealbata). Também e possível encontrar aqui espécies de porte arbustivo como sendo o samouco (Myrica faya), o medronheiro (Arbutus unedo), a urze (Calluna vulgaris L. Salisb), a camarinheira (Corema album), entre outras. Surgem ainda o rosmaninho (Lavandula stoechas L.), o alecrim (Rosmanirus officinalis L.), o oregao (Organum vierens) e espécies dunares como o estorno (Amnophila arenaria). Na lagoa, a vegetação aquática é composta por extensos povoamentos de caniço (Phagonites australis), que constituem um importante abrigo para a nidificação de varias espécies de aves. Em termos faunísticos, foram identificadas na lagoa três espécies de peixe: a carpa (Cyprinus carpio), a perca-sol (Lepomis gibbosus) e o achiga (Micropterus salmonoides). As espécies mais comuns são anfíbios como a rã-verde (Rana perezi) e o sapo-comum (Bufo bufo). Na área circundante da lagoa foram identificados o sardão (Lacerta lepida), a lagartixa-do-mato-iberica (Psammodromus hispanicus), a cobra rateira (Malpolon monspessulanus) e a víbora-cornuda (Vipera lastestei), a qual esta ameaçada de extinção. De toda a fauna da Lagoa, a avifauna merece especial atenção pela sua representatividade na zona. Constituindo um importante nicho ornitológico, nomeadamente durante a época de Inverno, podem ser aqui encontradas 19 espécies de aves, distribuídas da seguinte forma: no pinhal periférico nidificam alguns casais de milhano (Milvus milvus) – espécie rara – de rola (Streptopelia tutur), de perdiz-vermelha (Alectoris rufa), de pato-real (Anas plathyrhynus) e de galinha-d’agua (Gallinula chloroposis). No caniçal marginal encontram-se a garça-pequena (Isobrynchus minutus), a fuinha-dos juncos (Cisticola jundicis) e o rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus). Por fim, em relação aos mamíferos, destacam-se as seguintes espécies: o musaranho-de-dentes-brancos (Crocidura russula), a toupeira (Talpa occidentalis), a lebre (Lepus capensis), o coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus), o rato-cego (Microtus lusitanicus), a gineta (Genetta genetta) e a raposa (Vulpes vulpes).
Fonte : http://www.cm-leiria.pt





«(...) Se estivermos atentos, vamos até descobrir que há sempre histórias a acontecer, porque a Natureza está sempre em movimento (...)».

Visit Lagoa da Ervedeira em Freguesia do Coimbrão


Detentora de um considerável património natural, como é exemplo a Lagoa da Ervedeira, em pleno Pinhal do Rei, e banhada pelo Atlântico, numa zona costeira onde se enquadra a Praia de Pedrogão, a única do Concelho, não esquecendo as casas populares-típicas, principalmente na sede da freguesia, desde sempre o Coimbrão exerceu um forte poder atractivo sobre quem o visita .
Fonte: http://portugaltorraonatal.blogspot.pt



A Lagoa da Ervedeira situa-se na freguesia de Coimbrão, concelho de Leiria. É a única praia lacustre do distrito de Leiria, com 700 metros de extensão.  A lagoa situa-se na transição entre a Mata Nacional do Urso e a Mata Nacional do Pedrógão, a norte do Pinhal de Leiria. Fica a 6 km da conhecida Praia do Pedrógão. Esta é uma lagoa de água doce está rodeada de pinheiros bravos e mansos, eucaliptos, rosmaninho, alecrim, samouco …
Apesar de não figurar na lista de destinos balneares, tem duas zonas  para fazer praia*.
O local ideal para passeios, piqueniques (equipada com parque de merendas e parque infantil), pesca, desporto e caminhadas em torno de toda a zona circundante da lagoa são outras das infraestruturas.

*Praias não vigiadas (utilizar com cuidado e vigiar sempre as crianças).
Sendo esta um destino de férias bastante procurado no período estival para praia, banhos*, passeios e lazer , atualmente é um local frequentado por toda a população, em geral no período de maior calor.
Lagoa esta que se tem  vindo a revelar com um grande significado para um todos os visitantes e veraneantes que a visitam.

*Praias não vigiadas

Este local é uma zona rica em fauna e flora onde os animais e plantas reinam em harmonia neste habitat natural. Consegue fazer a delícia de pescadores desportivos, de praticantes de desportos náuticos e de banhistas.
Conciliando o descanso dos adultos com o divertimento das crianças e permitindo a convivência e proximidade de uns sem que isso implique a invasão da privacidade de outros.

A sua localização garante, nos verões instáveis frequentes que ocorrem na região, uma alternativa mais abrigada à atividade balnear junto ao mar. É acessível pela Estrada Atlântica e sua ciclovia, que liga todo o litoral desde a Nazaré até à Figueira da Foz, numa extensão de cerca de 80 km, que atravessa 6 concelhos.


Aconselhamos a Visitar

Localidades vizinhas: Coimbrão, Praia Do Pedrógão, Praia do Osso da Baleia, Praia da Vieira, Vieira de Leiria, Monte Real.


Como Chegar à Lagoa da Ervedeira

Coordenadas GPS: 39°55’56.9″N 8°53’44.3″W
Rua da Lagoa s/n –Ervedeira, 2425-453 Coimbrão/Leiria

 A autoria deste artigo pertence à G.A.L.E – Grupo de Amigos da Lagoa da Ervedeira. Este grupo tem como objetivo preservar a Lagoa da Ervedeira. Esses objetivos estão inerentes à orientação de gestão de aproveitamento das características e recursos da Lagoa da Ervedeira e toda a Área Protegida para efeitos de pedagogia e formação para o ambiente e mundo rural. Todas as imagens do artigo foram fornecidas pela mesma entidade.



Lagoa da Ervedeira regista subida histórica na cota de água

  Lagoa da Ervedeira está a registar uma subida inédita na sua cota de água, atingindo níveis apenas comparáveis aos registados no período...