Ervedeira

Ervedeira
A pequena aldeia de nome ERVEDEIRA‬ e a sua ‎Lagoa Da Ervedeira‬ uma Localidade com 870 Anos de Historia.

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Visit Lagoa da Ervedeira em Freguesia do Coimbrão


Detentora de um considerável património natural, como é exemplo a Lagoa da Ervedeira, em pleno Pinhal do Rei, e banhada pelo Atlântico, numa zona costeira onde se enquadra a Praia de Pedrogão, a única do Concelho, não esquecendo as casas populares-típicas, principalmente na sede da freguesia, desde sempre o Coimbrão exerceu um forte poder atractivo sobre quem o visita .
Fonte: http://portugaltorraonatal.blogspot.pt



A Lagoa da Ervedeira situa-se na freguesia de Coimbrão, concelho de Leiria. É a única praia lacustre do distrito de Leiria, com 700 metros de extensão.  A lagoa situa-se na transição entre a Mata Nacional do Urso e a Mata Nacional do Pedrógão, a norte do Pinhal de Leiria. Fica a 6 km da conhecida Praia do Pedrógão. Esta é uma lagoa de água doce está rodeada de pinheiros bravos e mansos, eucaliptos, rosmaninho, alecrim, samouco …
Apesar de não figurar na lista de destinos balneares, tem duas zonas  para fazer praia*.
O local ideal para passeios, piqueniques (equipada com parque de merendas e parque infantil), pesca, desporto e caminhadas em torno de toda a zona circundante da lagoa são outras das infraestruturas.

*Praias não vigiadas (utilizar com cuidado e vigiar sempre as crianças).
Sendo esta um destino de férias bastante procurado no período estival para praia, banhos*, passeios e lazer , atualmente é um local frequentado por toda a população, em geral no período de maior calor.
Lagoa esta que se tem  vindo a revelar com um grande significado para um todos os visitantes e veraneantes que a visitam.

*Praias não vigiadas

Este local é uma zona rica em fauna e flora onde os animais e plantas reinam em harmonia neste habitat natural. Consegue fazer a delícia de pescadores desportivos, de praticantes de desportos náuticos e de banhistas.
Conciliando o descanso dos adultos com o divertimento das crianças e permitindo a convivência e proximidade de uns sem que isso implique a invasão da privacidade de outros.

A sua localização garante, nos verões instáveis frequentes que ocorrem na região, uma alternativa mais abrigada à atividade balnear junto ao mar. É acessível pela Estrada Atlântica e sua ciclovia, que liga todo o litoral desde a Nazaré até à Figueira da Foz, numa extensão de cerca de 80 km, que atravessa 6 concelhos.


Aconselhamos a Visitar

Localidades vizinhas: Coimbrão, Praia Do Pedrógão, Praia do Osso da Baleia, Praia da Vieira, Vieira de Leiria, Monte Real.


Como Chegar à Lagoa da Ervedeira

Coordenadas GPS: 39°55’56.9″N 8°53’44.3″W
Rua da Lagoa s/n –Ervedeira, 2425-453 Coimbrão/Leiria

 A autoria deste artigo pertence à G.A.L.E – Grupo de Amigos da Lagoa da Ervedeira. Este grupo tem como objetivo preservar a Lagoa da Ervedeira. Esses objetivos estão inerentes à orientação de gestão de aproveitamento das características e recursos da Lagoa da Ervedeira e toda a Área Protegida para efeitos de pedagogia e formação para o ambiente e mundo rural. Todas as imagens do artigo foram fornecidas pela mesma entidade.



Sem comentários:

Enviar um comentário