Ervedeira

Ervedeira
A pequena aldeia de nome ERVEDEIRA‬ e a sua ‎Lagoa Da Ervedeira‬ uma Localidade com 870 Anos de Historia.

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Plano de atividades do G.A.L.E 2019


   
Nenhuma descrição de foto disponível.

Grupo de Amigos da Lagoa da Ervedeira

                     
PLANO DE ATIVIDADES 

Nenhuma descrição de foto disponível.


2019

"PARA TER SUCESSO É PRECISO, PRIMEIRO ACREDITAR QUE PODEMOS"

Contamos Consigo...



28 de Outubro de 2019

1

Plano de Atividades 2019

ÍNDICE 

1. Introdução .............................................3

2. Objetivos e estrategias ..........................4
2.1 Nível Externo ..................................... 4
2.2 Nível Interno .......................................5 



3 Plano de atividades ............................... 5
3.1 Atividades .......................................... 6

ANEXO I ................................................. 6 

4 Conclusões ............................................ 8

2
Plano de Atividades 2019
1. Introdução 

O presente documento tem como principal objectivo a uniformização da elaboração do Plano Anual de Actividades (PAA), por parte da direcção do G.A.L.E ,em prol da Lagoa da Ervedeira , tendo como missão assumir um papel dinamizador perante o interesse dos seus associados, promovendo através da celebração de protocolos e da realização de eventos lúdicos e culturais, o aumento da sua qualidade de vida. 

O Plano Anual de Actividades visa orientar no tempo, um conjunto de atividades propostas que têm em conta projectos a favor da Lagoa da Ervedeira cumprindo segundo o Artigo 4º e o Artigo 5º dos estatutos do Grupo de Amigos da Lagoa da Ervedeira aos quais referem os objectivos e os fins do G.A.L.E. Estão organizadas de forma temática, e correspondem a uma calendarização de algumas actividades pontuais a serem desenvolvidas para toda a valência da Lagoa da Ervedeira . Outras actividades irão ser desenvolvidas em altura e tempo a determinar , estando de acordo com os respectivos projectos .
Neste sentido, pretende-se que este início do Grupo de Amigos da Lagoa Da seja a confirmação do crescimento e consolidação das bases que foram já desenvolvidas na Associação. Como tal, pretendemos dinamizá-la ainda mais, tornando-a verdadeiramente numa associação de mérito . 

O nosso desafio será garantir que os associados se identifiquem com a sua missão, promovendo a sua participação nas diversas atividades que iremos organizar, sendo que o primeiro ano de mandato irá centrar-se nestes três eixos: Organização, Comunicação e Integração. 

O plano de atividades adiante apresentado resulta do programa que foi sufragado nas últimas eleições e pretende-se que seja cumprido na sua totalidade. Teremos assim a certeza que merecemos a confiança e a responsabilidade que nos foi depositada pelos associados. Ao nível das atividades propostas, pretendemos garantir a melhoria da qualidade ao nível de organização, promoção e interesse, procurando-se sempre uma maior participação dos associados. Para tal iremos atuar na eficácia dos mecanismos de comunicação e divulgação das atividades, garantindo-se assim que a informação chegue a todos os associados, e em tempo útil. Na área dos protocolos, será promovida a renegociação de alguns e iremos reforçar a publicitação das promoções já existentes. Também iremos continuar a trabalhar na efetivação de mais protocolos, alargando-se a oferta existente. Pretendemos que este plano demonstre o rigor e a nossa vontade de fazer ainda e sempre melhor pelos associados.
 3
Plano de Atividades 2019

2. OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS

O Grupo de Amigos da Lagoa da Ervedeira é uma associação local sem fins lucrativos, de duração ilimitada, com personalidade jurídica, que intervém na defesa do ambiente, ordenamento do território, conservação da natureza e do património histórico e cultural, prioritariamente na Lagoa da Ervedeira e nas localidades da Freguesia do Coimbrão . Tem sede social provisória na Rua dos Feteiras, 424, Ervedeira, 2425-453 freguesia do Coimbrão concelho e distrito de Leiria. Como objetivos, o G.A.L.E empenha-se em salvaguardar o ambiente como um bem para a sobrevivência do homem defendendo-o como um dever consagrado na Constituição da República Portuguesa, denunciando os atentados ao meio ambiente e focos de poluição da natureza, intervindo na sua resolução e efetuando um trabalho voluntário, sério e ativo, na preservação do ambiente , ordenamento e conservação do território e promoção da Lagoa da Ervedeira.
Os principais destinatários dessas ações são as comunidades locais e os cidadãos em particular. As estratégias utilizadas na prossecução dos objetivos passam por dois níveis: um nível externo, que trata de todo o trabalho desenvolvido pelo G.A.L.E em prol dos cidadãos e do ambiente e um nível interno, dedicado ao próprio funcionamento da associação. 

O G.A.L.E, é uma associação que prima pelo voluntariado e sem fins lucrativos, vai continuar a sensibilizar os cidadãos para a sua participação nos problemas relacionados com o Ambiente em geral, em defesa dos direitos fundamentais de cidadania consagrados na Constituição da República Portuguesa 

2.1. Nível externo 
a) Procurar integrar o movimento associativo voluntário e não lucrativo, através de Colectividades de Âmbito Ambiental , Cultural , Recreio e Desporto.
b) Propor uma parceria com entidades locais para levar a cabo ações de limpeza na Lagoa da Ervedeira e apresentar o projeto para a arborização do Parque de Merendas .
c) Criar um Plano de Conservação de Quercus robur L , carvalho-vermelho, procurando o apoio ou parceria com as mais associações ambientais .
d) Desenvolver projetos que associam os espaços públicos aos jovens, contribuindo para um Ambiente mais saudável e, ao mesmo tempo, sensibilizando os jovens para uma participação ativa em prol da sociedade.
e) Promover ações dedicadas nos dias comemorativos relacionados com o ambiente, nomeadamente: Dia do Ambiente, Dia da Árvore, entre outros .
f) Participar em Congressos, Encontros e outros eventos que se venham a realizar, ligados ao Ambiente, e que a Direção entenda como realmente importantes.
g) Interagir e colaborar com as associações e clubes, congéneres, no sentido de incentivar ao exercício da cidadania dos seus associados, enquadrando as parcerias pela cooperação e solidariedade associativa
h) Promover e incentivar o relacionamento com a administração pública, nomeadamente as autarquias em que nos envolvamos como parceiros; Junta de Freguesia Do Coimbrão, União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira, Câmara Municipal de Leiria, Câmara Municipal de Pombal, e outros organismos públicos designadamente, ICNF, Agência Portuguesa de Ambiente .

4
 Plano de Atividades  2019

2.2. Nível interno

a) Continuar a desenvolver a proposta de parceria com a Câmara Municipal De Leiria e o Instituto de Conservação Natureza e Floresta  para a requalificação e arborização  do Parque de Merendas da Lagoa da Ervedeira .
b) Encontrar um local apropriado para Sede do G.A.L.E . Estudar a possibilidade de podermos vir a utilizar a antiga escola Primária da Ervedeira como sede , intensificando assim conversações  com a Câmara Municipal de Leiria para a possível “cedência” da Escola , ou possuirmos instalações sociais próprias como forma de reforçar o espírito associativo da “casa do grupo de Amigos da Lagoa da Ervedeira ”, envolvendo os associados no crescimento da associação.

c) Evocar os associados para a vida organizativa da associação, tendo em conta a sua participação nas atividades. 
d) Conduzir uma campanha para angariação de novos associados e recuperar os que se encontram inativos.
e) Estabilizar financeiramente através da contenção de despesas e rentabilização dos recursos. 
f) Continuar a organização administrativa da associação, nomeadamente agilizando o procedimento da secretaria e da tesouraria, quer da entrada e saída de correspondência, do arquivamento em processos, quer da controle de despesas e receitas com a escrituração dos recibos.
g) Continuar com a colaboração do Técnico Oficial de Contas do G.A.L.E para a organização das contas e respectivo acompanhamento e coordenação da atividade fiscal da associação. 
h) Promover ações com vista ao equilíbrio das contas.



3. Plano de atividades
O plano de atividades encontra-se apresentado em grelha, do anexo I do presente documento, onde estão esquematizadas as atividades propostas por eixo de atuação e os respetivas notas de cada proposta. Nesse quadro também se pode consultar a data prevista de quando será realizada uma determinada ação.
  5
Plano de Atividades 2019

3.1 Atividades

Periodo
Atividade
Local
Notas

Ação de limpeza

Lagoa da
Ervedeira
Pedir parceria com as autarquias

Durante
Todo
o Ano
Organizar e participar em
caminhadas/percursos
pedestres
Freguesia do Coimbrão
outras localidades


Reflorestação do Parque de Merendas
Parque de Merendas da Lagoa da Ervedeira
Pedir apoio da autarquia e Icnf

Manutenção e prevenção da Biodiversidade
Lagoa da Ervedeira
Atividades de manutenção da arborização do Parque de Merendas
Março
Comemorar o dia da Árvore
Lagoa da Ervedeira
Construção de ninhos e comedouros para  aves
Maio
Participação do Gale na Feira de Maio
Leiria
Participação com a parceria da J.F.C
Junho
Lagoa viva , Lagoa Despoluída

Lagoa da Ervedeira
Campanha de Sensibilização Ambiental
a convite da C.M.L
Junho
Participação do Gale no Festival Gastronômico do Coimbrão
Coimbrão
A convite da J.F.C
Julho
Participação do Gale no Festival da Sardinha
Praia do Pedrógão
A convite da J.F.C
Julho
4ª Edição do Bike-Nic
Freguesia de Coimbrão
Espaços a definir
Outubro
Participação no evento Floresta Viva
Lagoa da Ervedeira
A convite da C.M.L
Outono /Inverno
Plano de Conservação de Quercus robur L
Carvalho-Vermelho
Lagoa da Ervedeira
Pedir apoio ou parceria com as mais
associações ambientais .

6

Plano de Atividades 2019
  
4. Conclusões

O “Plano de Atividades e Orçamento 2019”, apresentado nos pontos anteriores, procurou, tanto quanto possível, enquadrar-se no âmbito e áreas de atuação do Grupo de Amigos da Lagoa da Ervedeira. Esperemos que não seja muito ambicioso e que consigamos alcançar os objetivos apresentados. As atividades a que nos propomos ao longo do ano serão muitas e diversificadas, procurando alcançar diversas áreas do domínio do Meio Ambiente. Prever custos e projetar um Orçamento para atividades que nem sempre se conseguem prever na sua totalidade é um grande desafio. Esperemos conseguir que o Orçamento apresentado para 2019 seja o mais fiel possível. À partida as expectativas são positivas e estamos em crer que, com o trabalho e dedicação de todos: membros dos órgãos da Direção, associados e demais pessoas e entidades, iremos ser capazes de concretizar, o melhor possível, o Plano de Atividades assim  apresentado. Ervedeira , 28 de Outubro de 2018. 


O Presidente da Direção,
 ____________________________ 
Luisa  Fonte



A imagem pode conter: texto
7

Sem comentários:

Enviar um comentário