Ervedeira

Ervedeira
A pequena aldeia de nome ERVEDEIRA‬ e a sua ‎Lagoa Da Ervedeira‬ uma Localidade com 870 Anos de Historia.

sábado, 5 de janeiro de 2019

Lagoa da Ervedeira ao "abandono" pelos SERVIÇOS PÚBLICOS*

Depois do terrível e devastador incêndio, fizeram-se programas de TV em directo, com o executivo da CML e ICNF a prometerem refazer o que foi destruído.

( ver sites com as noticias  sobre o tema no fim da pagina )

Já passou mais de um ano e "pouco" foi feito. Passado vários meses da passagem da tempestade do Leslie ainda se encontram os pinheiros caídos por toda a zona Circundante à Lagoa da Ervedeira,e a destruição total do sombrio e das infraestruturas  da zona circundante á Lagoa e do parque de merendas.

Será que é esta imagem, que querem dar a todos os utilizadores , passantes, e os que ainda procuram visitar a Lagoa da Ervedeira?"
🇪 🇷 🇻 🇪 🇩 🇪 🇮 🇷 🇦. 🇧 🇱 🇴 🇬 🇸 🇵 🇴 🇹   
No Âmbito da nossa política de prestação de informação, serve a seguinte publicação, para dar conhecimento e informar os visitantes do site oficial "ervedeira.blogspot.pt " , sobre o caso que a todos nos diz respeito .
Com isto queremos que todos tenham conhecimento que esta publicação, serve ͟u͟͟n͟͟i͟͟c͟͟a͟͟m͟͟e͟͟n͟͟t͟͟e͟ para relatar a nossa indignação sobre os fatos que estão á vista de todos , ͞n͞͞ã͞͞o͞͞ ͞͞q͞͞u͞͞e͞͞r͞͞e͞͞n͞͞d͞͞o͞͞ ͞͞v͞͞i͞͞r͞͞ ͞͞i͞͞n͞͞c͞͞e͞͞n͞͞t͞͞i͞͞v͞͞a͞͞r͞͞ ͞͞o͞͞ ͞͞ó͞͞d͞͞i͞͞o͞͞ ͞͞n͞͞e͞͞m͞͞ ͞͞o͞͞p͞͞i͞͞n͞͞i͞͞õ͞͞e͞͞s͞͞ ͞͞m͞͞e͞͞n͞͞o͞͞s͞͞ ͞͞c͞͞o͞͞r͞͞r͞͞e͞͞t͞͞a͞͞s͞͞ ͞͞s͞͞o͞͞b͞͞r͞͞e͞͞ ͞͞p͞͞e͞͞s͞͞s͞͞o͞͞a͞͞s͞͞ ͞͞o͞͞u͞͞ ͞͞b͞͞e͞͞n͞͞s͞ ͞, não sendo essa a nossa intenção nem a finalidade , apenas aqui queremos destacar o nosso descontentamento sobre o abandono em que um dos "Serviços Públicos" vem até a data deixar em "esquecimento" a conhecida Lagoa da Ervedeira .
A Lagoa da Ervedeira fica situada no coração do Pinhal De Leiria, mesmo na transacção entre a Mata Nacional do Pedrogão e a Mata Nacional do Urso classificada como Património Natural, uma referencia a nível ambiental e turística do nosso Distrito , sendo esta , um dos Ex Libris da região,também a Lagoa não escapou em si á fúria do incêndio de Outubro de 2017 e ao recente furacão Leslie , acabando por ficar totalmente irreconhecível .
Como todos os que este local continuam a visitar , podem constatar que um dos SERVIÇOS PÚBLICOS* encarregados da "M.N.P" e da "M.N.U" até aos dias de hoje pouco ou nada fez por estes dois locais e a sua intervenção certamente irá tardar , se calhar é mesmo falta de Tempo !? .
Será ?
Todos sabemos que existem factores desconhecidos da sociedade que "condicionam a intervenção necessária para atenuar os incidentes ocorridos " , infelizmente o "sistema" assim  permite a morosidade das intervenções necessárias pela parte dos serviços públicos .
Imagens o após Furacão Leslie 
Por isso em nome de todos os que a lagoa utilizam para os mais diversos fins agradecemos a todos os que defendem este e os outros locais , que apelem pelas as vias que ao alcance de todos estão ( Os midia , mail's* para as entidades reguladoras etc , etc que denunciem)É URGENTE AGIR dentro dos parâmetros que a lei assim permite  !




Árvores caídas junto ao passadiço 





Parque de Merendas da Lagoa da Ervedeira 
Apesar  da Camâra Municipal de Leiria ter toda a vontade em querer revitalizar este local num futuro muito próximo , os "entraves" de *outras entidades que este local "gerem" tem vindo a dificultar o avanço de alguns projectos que existem para Lagoa da Ervedeira .
O Grupo de Amigos da Lagoa da Ervedeira  vem por este meio,  chamar à vossa atenção o facto de que precisamos de tomar nota sobre os últimos acontecimentos menos favoráveis relacionados com a Lagoa da Ervedeira e toda a sua zona envolvente , sabendo todos,  que a Lagoa da Ervedeira nestes últimos anos tem vindo a ter uma procura significativa para as mais diversas acções  e apesar desta não figurar na lista de destinos balneares ,não sendo assim considerada zona balnear , mesmo assim é  um destino a visitar e para  férias  procurado assim no período estival para praia, banhos*, passeios e lazer.
Sendo frequentado diariamente por turistas , visitantes praticantes de desporto existindo um aumentando  da procura desta  no período de maior calor( verão ) mas continua a ter visitas ao longo de todo o ano , vindo assim a revelar-se um dos locais  com grande significado para um número considerável de visitantes e veraneantes que da Lagoa fazem o seu"refugio".
Toda a zona envolvente da Lagoa da Ervedeira ,  até a muito pouco tempo foi uma zona rica em fauna e flora onde os animais e plantas e o ser humano reinavam em harmonia neste habitat natural.
Mas infelizmente devido ao incêndio do dia 15 de Outubro de 2017 ,  que assolou a  Lagoa da Ervedeira , fazendo desta um verdadeiro monte de cinzas , de onde à posterior virão a surgir consequências muito graves para todo o seu ecossistema e não só . Tragédia esta que nós já há muito vinhamos a anunciar , que dia menos dia uma catástrofe poderia vir a surgir e destruir todo o ecossistema e infraestruturas da Lagoa da Ervedeira .
Como o G.A.L.E aos quais os membros do grupo , são na maioria residentes nas localidades perto da   Lagoa da Ervedeira , vem assim tomando e alertando ao longo de alguns anos , uma preocupação sobre a Lagoa , preocupação e alerta este que o G.a.l.e tem  vindo a dar a conhecer ás mais diversas entidades (das quais infelizmente nunca obtivemos qualquer resposta), sobre os problemas que esta apresenta .
Sabemos que esta foi uma catástrofe para todo o nosso pinhal de Leiria e infelizmente não bastando tivemos também o Furacão Leslie em Outubro de 2018  que deixou a Lagoa e o Parque de Merendas  irreconhecível vindo também a  afectar  as mais diversas localidades trazendo grandes prejuízos para os nossos munícipes , alguns desses danos jamais serão irreparáveis .

O Gale muito tinha a dizer ás entidades que esta regulam ,  sobre algumas ideias , projectos e outros assuntos de interesse publico relacionado com a Lagoa da Ervedeira , mas esperamos vir a apresentar estes um dia pessoalmente às mais diversas entidades .
Enquanto isso não acontece aproveitamos  para relembrar e referenciar aqui no " ervedeira.blogspop.pt o  Projecto anunciado pela Srª Veradora do Ambiente , Ana Esperança para a requalificação da Lagoa da Ervedeira, requalificação esta que segundo as palavaras da Vereadora,   será garantida através de uma candidatura ao Programa Valorizar, de forma a repor as estruturas que arderam, bem como a reflorestação da área em estreita articulação com o ICNF, também neste caso com a participação activa da população.
Pensamos e esperamos que não estejamos enganados , mas seria a altura dos responsáveis pegarem neste projecto e de porem em acção o quanto antes , devido ás circunstancias actuais face aos recentes  acontecimentos menos agradáveis que assolaram a Lagoa , seria a altura certa e própria para o dar  a conhecer  e apresentar obra , fazendo assim  sair o projecto do papel .
O ICNF já deu o seu parecer favorável para o projecto avançar.
Um projecto que poderá ser uma realidade em prol de todos e cremos , que essa geração que emigrou certamente o agradecerá  , caso este projecto fosse avante pois estando estes longe do "seu" ninho sempre que voltam a portugal , muitos destes emigrantes, fazem da lagoa o seu destino diário de férias ! Além do mais, como residentes no seu concelho, e conhecendo a Lagoa como a " palma da sua mão" acreditamos que prosseguir com um projecto deste género será uma mais valia para a natureza e para o turismo , como vossas Excelências de certo concordarão connosco  , o turismo na nossa zona e especificamente na zona Litoral jamais será o mesmo , trazendo algumas consequências negativas para a economia local . 
Gostaríamos e para acabar pedir vos por favor não se esqueçam que a Lagoa é um marco histórico não só de Leiria , mas sim de Portugal os seus 870 anos de historia são mais que uma razão para que esta jamais seja esquecida e abandonada. 

Algumas das Noticias sobre a "promessa" da requalificação da Lagoa da Ercedeira 
Jornal de Leiria  
( "O Município de Leiria anunciou hoje que pretende apostar na requalificação da Lagoa da Ervedeira, que sofreu com os incêndios de Outubro" ) 02/03/2018
Jornal de Leiria Incêndio ajuda a requalificar Lagoa de Ervedeira ) 08/03/2018
Diario de Noticias  Leiria pretende devolver o rio à cidade e requalificar Lagoa da Ervedeira )
Diario de LeiriaRequalificação da Lagoa da Ervedeira e do percurso Polis no ‘calendário’ ambiental de Leiria ) 05/03/2018
Diario de NoticiasParte das receitas do Leiria Festival servirá para reflorestar o Pinhal de Leiria ) 22/03/2018
Diario de Leiria ( Páginas de Música promove concerto solidário para reflorestar o 'Pinhal do Rei' ) 09/11/2018
Região de Leiria ( Leiria Festival "Cerca de 20% das receitas do festival serão revertidas para a reflorestação e reposição de equipamento na zona da lagoa da Ervedeira." )
Tvi24 ( Discurso Direto da Lagoa da Ervedeira ) - 14 de novembro de 2017
( G.A.L.E - Grupo de Amigos da Lagoa da Ervedeira )



Sem comentários:

Enviar um comentário