Ervedeira

Ervedeira
A pequena aldeia de nome ERVEDEIRA‬ e a sua ‎Lagoa Da Ervedeira‬ uma Localidade com 870 Anos de Historia.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Linhas de água - Valas Mestras 🌟RESPONSABILIDADES 🌟


🌟RESPONSABILIDADES 🌟
Para o Bom Funcionamento das
 Linhas de Água .
Chegaram as primeiras águas da chuva á Lagoa Ervedeira . 
Com a sua chegada ,as principais linhas de água apresentam algum caudal de água significativo , mas infelizmente , a falta de manutenção das Valas dificulta a sua drenagem. 
Águas essas que na sua maior parte provêem  do excedente de água nos terrenos adjacentes as valas e também das chuvas que caem na localidade da ervedeira , sendo o seu  encaminhamento  feito através das valas seculares  para a Lagoa da Ervedeira ,contribuindo para que a cota  da Lagoa acabe por voltar ao normal depois dos Verões quentes ,que nessa altura do ano leva  a sua cota a reduzir substancialmente devido a ausência de chuva e ao factor bastante preocupante que é as alterações Climáticas  .
Daí a necessidade de manter o bom Funcionamento das Linhas de Água , chamando assim a responsabilidade de quem por estas deve zelar .
Mas para que a água chegue as margens da Lagoa da Ervedeira ,é necessário que as Linhas de água ( Valas ) estejam limpas e na sua totalidade abertas , para o bom funcionamento e escoamento destas .
Infelizmente não é esse o caso , depois de uma visita ,verificou-se o anormal funcionamento das Linhas de água , a começar por a sua falta de manutenção ( limpeza e abertura ) , mais grave ainda foi a extinção de uma grande parte da vala mestra para fazer sementeira de pinhal ou eucaliptal e alguns trechos de vala alagados e cobertos de vegetação/madeira a quando da extracção da madeira queimada realizada pelos madeireiros , que ao passarem com maquinaria pesada acabaram por alagar e obstruir as valas , quando no final da extracção da madeira deveriam voltar a abrir e desobstruir as valas .

As imagens que se seguem exemplificam , como está o estado de uma das principais linhas de água que abastece a Lagoa da Ervedeira .

As primeiras águas deste ano a chegar á Lagoa da Ervedeira 


Vala Mestra Novembro  2017

Novembro 2018
Água estancada devido á obstrução e alagamento da vala .



Água retida na vala  devido a obstrução e alagamento desta na sua continuidade originando assim o seu  estancamento e fazendo com que esta nunca chegue ás margens da Lagoa da Ervedeira , que por si será muito importante para manter a boa cota do nivel de água da Lagoa .



Vala totalmente alagada 




Vala limpa em 2017 mas junto aos blocos a manilha está obstruída .
Vala obstruída com manilha partida 




Novembro 2017
Vala seca devido á obstrução da mesma a 100 metros -(imagem nº7 )

Novembro 2018






Manilha completamente alagada .



Vala alagada por maquinaria de corte de madeira .



Com o incendio de Outubro de 2017 todas as valas ficaram sem vegetação, deixando assim estas mais fáceis para a realização da sua manutenção 

Manutenção esta realizada em alguns trechos por o G.A.L.E - Grupo de Amigos da Lagoa da Ervedeira









 


 Vala alagada e coberta de vegetação e madeira 




🆅🅸🆂🅸🆃🅴🅼 👇- 𝑨𝑱𝑼𝑫𝑬𝑴-𝑵𝑶𝑺 𝑨 𝑪𝑹𝑬𝑺𝑪𝑬𝑹 𝑪/ 𝑶 𝑻𝑬𝑼 𝑳𝑰𝑲𝑬, 𝑶𝒃𝒓𝒊𝒈𝒂𝒅𝒐!!! https://www.facebook.com/LagoaDaErvedeiraG.A.L.E/



Saiba quem deve limpar e como limpar!

Os proprietários ou possuidores de parcelas de leitos e margens de linhas de água, nas frentes particulares e fora do aglomerado urbano são obrigados a garantir a limpeza das mesmas segundo as normas para a limpeza de cursos de água não navegáveis nem flutuáveis .


Informação: AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE
Doc PDF Edital n.º 1-2017 – Limpeza de Linhas de Água


"A salvaguarda do equilíbrio ecológico e do bom funcionamento da rede hidrográfica deverá ser concretizada tendo em consideração o princípio da co-responsabilização de todos os utilizadores e gestores dos recursos hídricos. A APA, I.P. / ARH do Centro ciente da necessidade de implementação das medidas de conservação e reabilitação, nomeadamente limpeza e desobstrução das linhas de água para garantir as condições de escoamento dos caudais líquidos e sólidos em situações hidrológicas normais ou extremas, publica o presente Edital n.º 1/2017 e respetivas Normas de Limpeza de linhas de água no sentido de prestar auxílio técnico no entendimento da lei vigente."

Mais informação 👉  Limpeza linhas de gua_Manual APA-Dezembro2014.pdf


Sem comentários:

Enviar um comentário