Ervedeira

Ervedeira
A pequena aldeia de nome ERVEDEIRA‬ e a sua ‎Lagoa Da Ervedeira‬ uma Localidade com 870 Anos de Historia.

sábado, 14 de maio de 2016

‪ ERVEDEIRA‬ UMA LOCALIDADE COM 868 ANOS DE HISTORIA .




‪#‎ERVEDEIRA‬ E A SUA ‪#‎LAGOADAERVEDEIRA‬ UMA LOCALIDADE COM 868 ANOS DE HISTORIA .






Na Idade Média, por foral de 1142 foi dada, por D. Afonso Henriques, a Leiria, onde aparecem delimitadas estas terras planas, cobertas de matagal bravio, "que a norte avançam para poente, indo da lagoa da Ervedeira até ao mar e de Louriçal até Leiria". Mais tarde, em Dezembro de 1166, estas terras são transformadas em couto e doadas ao rico e poderoso Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, com o fim de serem protegidas das constantes investidas mouras.
Ervedeira e a sua Lagoa (Lagoa da Ervedeira ) já conhecida no séculoXII no foral de D. Afonso Henriques, atribuído a Leiria.
É um local rodeado de pinhais e desenvolveu-se no passado em redor de uma antiga ermida, hoje capela, e desde 1609 S. Tiago é patrono .
"A ser assim está comprovada, embora com outras referências toponímicas, a antiguidade do povoamento do termo da Bajouca.
Por outro lado a consulta de um outro documento relativo aos limites do couto de Louriçal doado ao mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, em 1166, descreve outros lugares igualmente muito antigos, tais como Carnide, Ervedeira e Fonte Cova. "









Documento escrito em latim :

“Et inde contra mare per cimalias de Carnedi quomodo discurrit aqua ad Carnedi inter Cornagaa et ipsum Carnedi, inde ad Fontem Couum, deinde ad lacunam Eruedosam quomodo intrat in pinarium usque ad mare”.


Note-se que a ocupação humana desta zona marítima é referida numa das mais antigas descrições conhecidas, a narração do cruzado Osberno, em 1147, sobre a Conquista de Lisboa aos Mouros .

Sem comentários:

Enviar um comentário