Ervedeira

Ervedeira
A pequena aldeia de nome ERVEDEIRA‬ e a sua ‎Lagoa Da Ervedeira‬ uma Localidade com 870 Anos de Historia.

terça-feira, 25 de março de 2014

Lagoa da Ervedeira e o seu Habitat



A Lagoa da Ervedeira fica situada bem dentro do pinhal de Leiria, numa área denominada Mata do Urso, rodeada de solos arenosos, junto da povoação de Ervedeira , geograficamente na área de transição entre a Beira litoral e a Alta Estremadura, na faixa costeira da região do centro do país, a aproximadamente 28 Km da cidade de Leiria e 9 Km da Praia do Pedrogão . Ervedeira pertence ao distrito e concelho de Leiria. Pertence à freguesia do Coimbrão, que dista cerca de 3km desta e que segundo as poucas provas escritas lagoa esta que já se relata  desde a  data de 1166*.Esta lagoa, com uma área de espelho de água doce, variando, em função da pluviosidade, entre aproximadamente 12 ha. e 17 ha , com cerca 2 kms de praias, consegue fazer a delícia de pescadores desportivos, de praticantes de desportos náuticos e de banhistas insere-se num espaço de rara beleza 

*Ervedeira e a sua Lagoa (Lagoa da Ervedeira ) já conhecida no séculoXII no foral de D. Afonso Henriques, atribuído a Leiria.
A Lagoa é um destino de férias muito procurado durante o período estival para praia e banhos ou passeios e lazer, e também para a prática de pesca desportiva e de desportos náuticos, como o windsurf. Conciliando o descanso dos adultos com o divertimento das crianças e permitindo a convivência e proximidade de uns sem que isso implique a invasão da privacidade de outros.

Em 1994 e nos anos seguintes a câmara municipal de Leiria elaborou um projecto e promoveu um estudo hidrológico e de recuperação biológica e paisagística da Lagoa da Ervedeira.

   Parque de Merendas e Estacionamento
       



   Parque infantil

 




Por este motivo, em 1999 foi efectuada uma candidatura ao Programa LEADER II de Recuperação da Lagoa da Ervedeira, que em 2001 permitiu a instalação em seu redor de passadiços, vários pontos de pesca e diversas infra estruturas de apoio, bem como um observatório de aves,junto com 2 parques de estacionamento, de modo a servir os veraneantes que utilizam a lagoa em banhos e os visitantes, de forma sustentável e equilibrada.

Passadiços

Actividades de educação ambiental ,nomeadamente a observação de aves, peixes , encontram também nela um local privilegiado.

 

Miradouro








       
Lagoa da Ervedeira
Apesar da sua localização a cerca de 8 km do litoral, não se trata de uma lagoa costeira. Situando-se numa área com uma topografia pouco acidentada, constituída por areias, arenitos e argilas, a sua formação deve-se a inserção da topografia da superfície com um aquífero livre. A altitude situa-se entre os 40 e os 60 metros do Nível do Mar , existindo algumas depressões encaixadas no terreno correspondentes a própria lagoa.
Na paisagem da Lagoa e possível distinguir duas áreas diferenciadas. A cobertura de pinheiros bravos e arbustos que constitui a mata circundante e a lagoa propriamente dita, com as margens adjacentes.


Conjuntamente com a Mata Nacional do Urso, a lagoa foi considerada um sitio de interesse para a Conservacao da Natureza, encontrando-se classificada como Biótipo CORINE – Programa da Comunidade Europeia para sítios de interesse cientifico e conservação da natureza.

Este ecossistema natural de grande riqueza biológica constitui o habitat ideal para algumas espécies e constitui um óptimo local para a Invernada de aves migradoras, pois e um sitio sossegado e com alimento abundante.


De acordo com o “Programa CORINE Biotipos”, encontram-se nesta área espécies com o estatuto de conservação, de ameaças de extinção e importantes aves migratórias.
Em relação a flora local, a lagoa encontra-se envolvida, na sua quase totalidade, por um povoamento florestal litoral, cuja espécie dominante é




 o pinheiro-bravo(Pinus pinaster) e algumas manchas de pinheiro-manso (Pinus pinea),




  
  eucalipto (Eucalyptus globulus labill) e acacia (Acacia melanoxylon e







Acacia dealbata). Também e possível encontrar aqui espécies de porte arbustivo como sendo :


O samouco (Myrica faya)     o medronheiro (Arbutus unedo)





 
a urze(Calluna vulgaris L. Salisb)     a camarinheira (Corema album)



Surgem ainda:




O rosmaninho (Lavandula stoechas L.)  o alecrim(Rosmanirus officinalis L.) 



                                     O oregao (Organum vierens)

 e especies dunares como


              o estorno (Amnophila arenaria).   


Em termos faunisticos, foram identificadas na lagoa 4 especies de peixe:



                    

         a carpa (Cyprinus carpio)      a perca-sol (Lepomis gibbosus) 


   
                                                                                                      e o achiga (Micropterus salmonoides)    a enguia (F. Anguillidae).


 As espécies mais comuns são anfíbios como 











a ra-verde                                  e o sapo-comum . Na area circundante da lagoa foram identificados




    o sardao                   a lagartixa-do-mato-iberica 
      (Lacerta lepida),                    (Psammodromus hispanicus)



 


a cobra rateira             e a víbora-cornuda a qual esta ameaçada de extinção.
 


De toda a fauna da Lagoa, a avi fauna merece especial atenção pela sua representatividade na zona.
Constituindo um importante nicho ornitológico, nomeadamente durante a época de Inverno, podem ser aqui encontradas 19 espécies de aves, distribuídas da seguinte forma: no pinhal periférico nidificam alguns casais de 



 
 


milhano (Milvus milvus)        e a especie rara – de :




 

 
 rola (Streptopelia tutur)   perdiz-vermelha(Alectoris rufa


 
 
de pato-real (Anas plathyrhynus) e de galinha-d’agua (Gallinula chloroposis).

No canical marginal encontram-se 


a garca-pequena                    a fuinha-dos juncos
     (Isobrynchus minutus)                       (Cisticola jundicis)

 Econtra-se tambem a especie de 

 
rouxinol-grande-dos-canicos (Acrocephalus arundinaceus).

Por fim, em relacao aos mamiferos, destacam-se as seguintes especies:


 
o musaranho-de-dentes-brancos,     a toupeira
           (Crocidura russula)                    (Talpa occidentalis),

 
a lebre (Lepus capensis),     o coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus), o rato-cego (Microtus lusitanicus),

 
a gineta (Genetta genetta)    e a raposa (Vulpes vulpes).
O unico ponto de agua doce permanente do Concelho e a Lagoa da Ervedeira, que alberga entre as
manchas de
 
Canico (Pharagmites australis)      que se desenvolvem nas margens, e de plantas da familia das ciperaceas, especies como

galinha d’agua (Gallinus chloropus)  e o bico-de-lacre (Estrilda astrild).

Os salgueiros existentes servem de local de nidificacao ao

 
 
  rouxinol-comum (Luscinia megarhynchos). No inicio da Primavera a ra-verde (Rana perezi) e o animal mais aparatoso da lagoa,junto as margens é possivel encontrar a

 
 andorinha-das-chamines (Hirundo rustica), vinda da area rural circundante, e limicolas como o


 
 borrelho-pequeno-de-coleira      e o perna-longa .
         (Charadrius dubius)               (Hiantopus bimantopus).

 Entre a Lagoa e o pinhal, numa zona de transicao arenosa, com pouca vegetacao, a
escassa flora e fauna que se podera descobrir nomeia-se entre a

 tasneirinha-das-areias (Silene littorea) ea sardanisca-Iberica (Psamodromus hispanicus).

A evolução da área superficial da Lagoa da Ervedeira 


Um espaço idílico que oferece alimento e refúgio aos seres vivos, sendo este um local natural de riqueza biológica.
Já lá vão os tempos em que tudo o que existia à face da terra era puro e limpo. Hoje o panorama mudou ligeiramente. Existem muitas pessoas que se preocupam mais com o seu próprio bem-estar do que com o ambiente que as rodeia. É a falta de civismo de muitos que faz com que o ambiente esteja cada vez mais degradado. Exemplos disso, são as matas e a areia das praias e lagoas cheias de resíduos, os equipamentos que se encontram à disposição da população vandalizados, entre muito outros.
A aglomeração de matéria orgânica, a acumulação de lixo nas margens da lagoa (plásticos, vidros, vestuário, papéis e lixo orgânico) e, por fim, a eutrofização das águas são outros problemas que se manifestam na Lagoa da Ervideira actualmente.



Infelizmente a degradação natural do passadiço, bem como o vandalismo tornam este precioso local um tanto ou quanto desolador.


A mentalidade dos jovens, curiosos, visitantes tem de evoluir e em vez de destruir seria benéfico ajudar a preservar ; a cuidar e a melhorar. Desde grafitis ao lixo espalhado um pouco por todo o lado, tudo infelizmente se pode "apreciar" neste local maravilhoso , pior que danificar é ainda apropriar-se indevidamente de material que não é seu e que pertence a todos nós. Chegar ao cumulo de se apropriarem de bancos de madeira tratada de um espaço público, não é apenas vandalismo mas é roubo e para todos os efeitos é considerado crime...

Na Lagoa da Ervideira há já várias situações que a afectam, umas devido à acção do homem, outras devido à própria evolução da natureza. Os seus principais problemas prendem-se com a descida do nível médio das águas devido à pouca precipitação que se faz sentir em Portugal
  e também devido a alguns furos feitos pela população para abastecimento próprio e muito de certeza devido á estraçao de areias circundantes á Lagoa (areiros) 

 

fazendo que os veios freaticos de água se percam e tambem devido aos diversos furos de extração de água para as fabricas de celulose da Figueira Da Foz (Gala).

      Ano 2009                      Ano 2014




      2009                                             2014








A Lagoa da Ervideira apresenta também zonas perigosas tais como os pesqueiros que não têm protecção, podendo, assim, provocar a queda de crianças e adultos a profundidade das águas nas margens difere bastante com um declive bastante acentuado tendo em zonas apenas 1 metro  como em outro local proximo já conta com 3 ou mais metros de profundidade

Apesar dos problemas expostos, a Lagoa da Ervideira apresenta benefícios, uma vez que é uma zona de lazer, de turismo e de pesca. É aproveitada pelas pessoas para passeios pedestres, velocípedes e, ainda, utilizada para piqueniques, em resumo um pedaço de paraíso que o homem ainda não estragou.
Esperemos que assim se conserve por muitos anos.   

 A evolução da área superficial da Lagoa da Ervedeira é vulnerável às condições de baixa pluvisidade
n

Diferentes areas superficiais da lagoa


O Grupo de Amigos da Lagoa da Ervedeira tem como objetivo tentar preservar a Lagoa da Ervedeira , objetivos esses inerentes à orientação de gestão de aproveitamento das caraterísticas e recursos da Lagoa da Ervedeira e toda a  Área Protegida para efeitos de pedagogia e formação para o ambiente e mundo rural". Neste sentido, visa por um lado a consciencialização para a importância da salvaguarda e valorização do ambiente e do mundo rural e, por outro lado, a criação de hábitos e atitudes de iniciativa, no dia a dia, a favor de um desenvolvimento sustentável da Lagoa e a sua zona envolvente. Para cumprir com estes objetivos temos um projeto com  um conjunto de ações de (in)formação direcionadas para as temáticas do ambiente e do mundo rural.
Área de intervenção Procedimentos:
A associação terá por finalidade defender e valorizar a Lagoa da Ervedeira e o ambiente á sua volta , bem como promover a conservação da sua natureza, privilegiando para isso métodos de trabalho e de intervenção não violentos, através de actividades de carácter cultural, pedagógico, científico, desportivo, recreativo, social ou outros afins com isso se pretende a capacitação e incentivo á realizacão de campanhas educativas/informativas junto às comunidades locais e população  da área envolvente  . Contamos com a colaboração da sociedade para fazer uma elaboração de tarefas mais exaustivas  relacionadas ao meio ambiente e a sua conservação ,adotando atitudes que propicionem o desenvolvimento de uma consciência ecológica na população e nos visitantes da Lagoa da Ervedeira  pois é imprescindível na gestão deste Grupo  de conservação da area ambiental uma ajuda vinda da população e de todas as entidades governamentais e não governamentais  que estejam dispostas a partecipar .
Sendo assim estaremos ao vosso dispor  para novas ideias  e soluções que tenham , são sempre bem vindas .Juntos poderemos  fazer alguma coisa  nesta difiçil mas não impossivel tarefa de voltar a ter a nossa Lagoa de volta com toda a sua beleza natural, começando por respeitar a natureza e tudo o que a rodeia.
www.facebook.com/groups/AmigosdaLagoadaErvedeira/

lagoaervedeira@gmail.com
Virgilio Cruz 2014




Sem comentários:

Enviar um comentário