Ervedeira

Ervedeira
A pequena aldeia de nome ERVEDEIRA‬ e a sua ‎Lagoa Da Ervedeira‬ uma Localidade com 870 Anos de Historia.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Lagoa Da Ervedeira Patrimonio Natural




A Lagoa da Ervedeira localiza-se junto da povoacao de Ervedeira, no extremo norte do Concelho de Leiria, freguesia de Coimbrao, possuindo uma area de 25 ha. Insere-se num espaço de rara beleza - situada num cordao dunar, entre as Matas Nacionais do Urso e do Pedrogao.
A Lagoa é um destino de férias muito procurado durante o período estival para praia e banhos ou passeios e lazer, e também para a prática de pesca desportiva e de desportos náuticos, como o windsurf.

Zona de Banhos Lado Norte



Zona de Banhos Lado Norte


 Zona de Banhos Lado Sudoeste

Pesca na lagoa
Zona de Lazer


 É ainda um local privilegiado de refúgio e nidificação de avifauna. Nas dunas envolventes existem passadiços de acesso, vários pontões de pesca, instalações de apoio, parque de merendas e parques de estacionamento automóvel.
Pesqueiro

 
Parque de Merenda e Parque para crianças


Passadiços , Zona de Banhos , Miradouro , Parque p/crianças

Parque de Merendas
O seu nome deriva da palavra ervado que significa medronheiro."o medronheiro, que em algumas terras se chama érvedo, do latim arbustus, d’onde vieram as palavras Ervedal, Ervedo, Ervedosa,Ervedeira; o medronho, além de servir para d’ele se fazer agua-ardente, é comestível”. 
Érvedo

Apesar da sua localizacao a cerca de 6 km do litoral, nao se trata de uma lagoa costeira. Situando-se numa area com uma topografia pouco acidentada, constituida por areias, arenitos e argilas, a sua formacao deve-se a insercao da topografia da superficie com um aquifero livre. A altitude situa-se entreos 40 e os 60 metros, existindo algumas depressoes encaixadas no terreno correspondentes a propria lagoa.
Na paisagem da Lagoa e possivel distinguir duas areas diferenciadas. A cobertura de pinheiros bravos e arbustos que constitui a mata circundante e a lagoa propriamente dita, com as margens adjacentes.
Lagoa em 2003

Lagoa em 2003



Este ecossistema natural de grande riqueza biologica constitui o habitat ideal para algumas especies e constitui um optimo local para a Invernada de aves migradoras, pois e um sitio sossegado e com alimento abundante. Estes ecossistemas defendem ainda as terras interiores da agressao da salinidade,
preservando os litorais da erosao marinha e funcionam como reguladores do clima.
A zona Oeste da Lagoa e composta por dunas que se dispoem em cordoes sensivelmente paralelos ao litoral.


A Este, os terrenos apresentam uma constituicao igualmente arenosa, mas com materiais mais grosseiros, sendo que a lagoa estabelece a fronteira entre as duas formacoes, ambas bastantes permeaveis.
 
Água de Nascente





Água de Nascente a drenar para a Lagoa

Conjuntamente com a Mata Nacional do Urso, a lagoa foi considerada um sitio de interesse para a Conservacao da Natureza, encontrando-se classificada como Biotopo CORINE Programa da Comunidade Europeia para sitios de interesse cientifico e conservacao da natureza. De acordo com o
Programa CORINE Biotopos, encontram-se nesta area especies com o estatuto de conservacao, de ameacas de extincao e importantes aves migratorias.
Em relacao a flora local, a lagoa encontra-se envolvida, na sua quase totalidade, por um povoamento florestal litoral, cuja especie dominante e o pinheiro-bravo (Pinus pinaster) e algumas manchas de pinheiro-manso (Pinus pinea), eucalipto (Eucalyptus globulus labill) e acacia (Acacia melanoxylon e
Acacia dealbata). Tambem e possivel encontrar aqui especies de porte arbustivo como sendo o samouco (Myrica faya), o medronheiro (Arbutus unedo), a urze (Calluna vulgaris L. Salisb), a camarinheira (Corema album), entre outras. Surgem ainda o rosmaninho (Lavandula stoechas L.), o alecrim (Rosmanirus
officinalis L.), o oregao (Organum vierens) e especies dunares como o estorno (Amnophila arenaria). Na lagoa, a vegetacao aquatica e composta por extensos povoamentos de canico (Phagonites australis), que constituem um importante abrigo para a nidificacao de varias especies de aves.
Em termos faunisticos, foram identificadas na lagoa tres especies de peixe: a carpa (Cyprinus carpio), a perca-sol (Lepomis gibbosus) e o achiga (Micropterus salmonoides). As especies mais comuns sao anfibios como a ra-verde (Rana perezi) e o sapo-comum (Bufo bufo). Na area circundante da lagoa foram


identificados o sardao (Lacerta lepida), a lagartixa-do-mato-iberica (Psammodromus hispanicus), a cobrarateira (Malpolon monspessulanus) e a vibora-cornuda (Vipera lastestei), a qual esta ameacada de extincao.
De toda a fauna da Lagoa, a avifauna merece especial atencao pela sua representatividade na zona.
Constituindo um importante nicho ornitologico, nomeadamente durante a epoca de Inverno, podem ser aqui encontradas 19 especies de aves, distribuidas da seguinte forma: no pinhal periferico nidificam alguns casais de milhano (Milvus milvus) especie rara de rola (Streptopelia tutur), de perdiz-vermelha
(Alectoris rufa), de pato-real (Anas plathyrhynus) e de galinha-dagua (Gallinula chloroposis). No canical marginal encontram-se a garca-pequena (Isobrynchus minutus), a fuinha-dos juncos (Cisticola jundicis) e o rouxinol-grande-dos-canicos (Acrocephalus arundinaceus).
Por fim, em relacao aos mamiferos, destacam-se as seguintes especies: o musaranho-de-dentes-brancos (Crocidura russula), a toupeira (Talpa occidentalis), a lebre (Lepus capensis), o coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus), o rato-cego (Microtus lusitanicus), a gineta (Genetta genetta) e a raposa (Vulpes vulpes).
As condicoes naturais da lagoa, e sua zona envolvente, sao propicias ao desenvolvimento de actividades de recreio, desde que regulamentadas na perspectiva da conservacao deste habitat, bem como de actividades de educacao ambiental, nomeadamente pelas excelentes condicoes que oferece na possibilidade de observacao de aves.
Fonte : www.proder.pt
Fotos de raul_parreira






Galinhas de água  Fotos de raul_parreira 

Fotos de raul_parreira

Fotos de raul_parreira

Fotos de raul_parreira

Cegonha e Pato bravo  Fotos de raul_parreira



 Por este motivo, em 1999 foi efectuada uma candidatura aoPrograma LEADER II de Recuperacao da Lagoa da Ervedeira, que em 2001 permitiu a instalacao no local de passadicos e diversas infra-estruturas de apoio, bem como um observatorio de aves.
Observaçao de Aves






  Estrada Atlântica

A Estrada Atlântica é caracterizada por uma assinalável beleza paisagística: o contínuo "verde" proporcionado pelo Pinhal de Leiria e matas nacionais, as arribas e praias e os pequenos núcleos urbanos aqui existentes tornam esta área litoral num recurso turístico de inegável interesse. 











No dia 20 de Agosto de 2011 foi inaugurado o Percurso entre o Pedrógão e o limite do Concelho com Pombal, embora o Percurso entre a Marinha Grande e a Lagoa da Ervedeira estivesse em funcionamento já há algum tempo.

A estrada Atlantica e a Ciclovia com troço actualmente praticável   desenvolve-se paralela ao mar e muito próximo das praias, começando no Carriço e dirigindo-se para o litoral atlântico. Um Percurso segue para Sul em direcção à Lagoa da Ervedeira, outro vira para Norte, na rotunda da Guarda Norte, e dirige-se para a Praia do Osso da Baleia , Praia do Fausto , e das Praias do Pedrógão, Norte e Sul continuando em direcção às praias e do Concelho vizinho até á  Praia do Norte, na Nazaré.
Fontes: http://www.rt-leiriafatima.pthttp://www.ciclovia.pt
 



Sem comentários:

Enviar um comentário