Ervedeira

Ervedeira
A pequena aldeia de nome ERVEDEIRA‬ e a sua ‎Lagoa Da Ervedeira‬ uma Localidade com 870 Anos de Historia.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Discordia ou desinteresse ! #

 

Olá caros Amigos e simpatizantes da Lagoa da ervedeira...

Hoje o Post é um pouco diferente do habitual.
Depois de ter recebido uma Mensagem Informativa ( anônima ) e de ponderar se  tornaríamos este caso  publico ou não , DECIDIMOS ENTÃO DAR A CONHECER  o que nos foi reportado .


 Ao longo dos últimos anos a lagoa tem vindo a ser o local de conforto ESCOLHIDO  para muitos dos seus visitantes , sabendo que muito se deve à melhoria das condições , para que se possa então  usufruir das suas infraestruturas e que para todos os efeitos foram implantadas neste local para  os que a Lagoa da Ervedeira visitam,  as possam utilizar .
A pensar no bem estar de qualquer Pessoa/Família/Grupo de Amigos,ou seja a todo o publico em geral que utiliza a Lagoa da Ervedeira para passear , praticar Exercício , pesca , lazer etc,etc , nos ultimos anos , tem se vindo a realizar  "alguma  limpeza" desta ,  atravez do voluntariado humano , á sua zona circundante.
Mas aí está o grande problema e a causa dessa " Mensagem Informativa " anónima .

Alguém não concorda , volto a citar , não concorda com os recentes melhoramentos ( LIMPEZA DO AREAL , RECOLHA DO EXCESSO DE VEGETAÇÃO E MATÉRIA ORGÂNICA ) em redor da lagoa principalmente nas zonas circundantes ao passadiço e á zona de conforto ( areal ) que os visitantes utilizam para seu proveito .
Gostariamos de saber o porquê desta discordia de manter este local apresentável e convidativo a visitar .

Pois será uma das alternativas para que o publico , possa conhecer e considerar esta como Patrimônio Natural , porque certo é ,  se não existir qualquer exercício de atividade e manutenção esta acabará como muitos outros locais de lazer que presentemente se encontram abandonados e destruídos .
Será isso mesmo que pretendem ?
Em baixo publicamos  algumas imagens anteriores á sua limpeza  e do presente estado após a intrevenção não invasora feita manualmente sem qualquer tipo de máquina mecanica, que pudesse comprometer a diversidade do local , esta atende às necessidades do presente sem comprometer  ... a fim de  não destruir a diversidade, complexidade e funções do sistema ecológico de suporte da vida e da sua Biodiversidade .

















A Lagoa e a Mata encontra-se Limpa e arranjada. Respira-se Ar Puro. A Paisagem é Linda e, para quem gosta de Natureza e programas Familiares aconselhamos vivamente.
LAGOA DA E R V E D E I R A
.
Calmas águas, verde margem,
Bordejadas por pinhais
Onde, ao sopro duma aragem,
Esvoaçam os pardais.
.
Melros cantam alegria,
Desafio de rivais,
Debicando ao fim do dia,
Entre os pés dos milheirais.
.
Alguns patos fazem ninhos
Entre verdes caniçais.
O piar dalguns patinhos
Faz grasnar os outros mais.
.
E, no fim da tarde calma,
Por sentir desta maneira,
Entrou fundo na minh' alma
Toda a paz da Ervedeira.
.
Vítor Cintra
No livro: DIVAGANDO
Em resumo, um pedaço de paraíso que o homem ainda não estragou.
Esperemos que assim se conserve por muitos anos a fazer a delícia de pescadores desportivos, de praticantes de desportos  e de banhistas, conciliando o descanso dos adultos com o divertimento das crianças e permitindo a convivência e proximidade de uns sem que isso implique a invasão da privacidade de outros.
Actividades de educação ambiental, nomeadamente a observação de aves, encontram também nela local privilegiado.
Em resumo, um pedaço de paraíso que o homem ainda não estragou. Esperemos que assim se conserve por muitos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário