Ervedeira

Ervedeira
A pequena aldeia de nome ERVEDEIRA‬ e a sua ‎Lagoa Da Ervedeira‬ uma Localidade com 870 Anos de Historia.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Pegue na bicicleta e descubra...

Pegue na bicicleta e descubra...

A Ciclovia da Estrada Atlântica é uma infra-estrutura intermunicipal, constituída por diversos Percursos que perfazem quase 74 quilómetros de extensão total, que se desenvolve ao longo da Estrada Atlântica, segregada da faixa de rodagem por um separador natural.

A Ciclovia estende-se de Norte a Sul, desde a Praia do Osso da Baleia (Concelho de Pombal) até à Foz do Arelho, Caldas da Rainha, passando também pelas praias de Leiria, da Marinha Grande, de Alcobaça e da Nazaré. É ainda constituída por diversos Percursos de acesso, que fazem a ligação do interior da região ao Pinhal de Leiria, ao litoral e às praias.

A Estrada Atlântica é uma via de comunicação considerada um projecto âncora da região de Leiria, criada com o objectivo de promover a segurança rodoviária e facilitar o acesso às praias dos seis Municípios envolvidos, mas também de desenvolver a actividade turística, desportiva e de lazer,possibilitando, assim, a valorização das praias da orla costeira entre Pombal e Caldas da Rainha.

 

 

A estrada atlantica é caracterizada por uma assinalavel beleza paizagistica , o continuo "verde" propocionado pelo Pinhal de Leiria e Matas Nacionais , as arribas , as praias , passando por a Lagoa da Ervedeira .



Circulando por a estrada,de carro,de moto etc.. .Esta grande pista para bicicletas - a maior do país - Para os amantes do cicloturismo a Estrada Atlântica , é caracterizada por uma assinalável beleza paisagística: o contínuo "verde" proporcionado pelo Pinhal de Leiria e matas nacionais, as arribas e praias e os pequenos núcleos urbanos aqui existentes tornam esta área litoral num recurso turístico de inegável interesse.
Visite !
Descrição detalhada
1. Pombal – Estrada Atlântica
Extensão:
15,5 km
Descrição do percurso: São quase 16 quilómetros de ciclovias que atravessam toda a Mata do Urso em direcção às praias e ao concelho vizinho de Leiria, onde a ciclovia está interligada, prolongando-se até à Nazaré.
Principais pontos de interesse: A Mata Nacional do Urso, onde se desenvolve a ciclovia; as minas de sal-gema do Carriço; a Praia do Osso da Baleia e, já no concelho vizinho de Leiria, a Lagoa da Ervedeira.
2. Leiria – Estrada Atlântica
Extensão: 11,7 km
Descrição do percurso: Nos quase 12 quilómetros de extensão, a ciclovia atravessa o pinhal de Leiria, pela costa, passando pela Lagoa da Ervedeira e pela vila do Pedrógão.
Principais pontos de interesse: A ciclovia desenvolve-se paralela ao mar e muito próximo das praias, nomeadamente da Praia do Fausto e das Praias do Pedrógão, Norte e Sul.
Logo no início, passa pela Lagoa da Ervedeira – um espaço de rara beleza – situada entre a Mata Nacional do Urso e a Mata Nacional do Pedrógão.
Continuando em direcção a sul, a ciclovia passa pela vila do Pedrógão. Na praia do Pedrógão, mantém-se viva a faina da arte de xávega, técnica de pesca artesanal, típica desta região e uma das mais antigas do país. Esta tradição centenária remonta ao início do séc. XIX.

3. Marinha Grande – Rio Lis
Extensão: 742 metros
Descrição do percurso: Este percurso começa junto à Ciclovia de S. Pedro de Moel, e dirige-se para Norte até ao Rio Lis e à Ponte das Tercenas.
Principais pontos de interesse: Na Praia da Vieira, visite a Capela dos Pescadores, um dos raros exemplares de edifícios religiosos em madeira, em Portugal.

4. Marinha Grande – São Pedro de Moel
Extensão: 14,6 km
Descrição do percurso: A mais extensa de todas as Ciclovias da Marinha Grande une, pela costa, as localidades balneares de S. Pedro de Moel e Praia da Vieira.
Principais pontos de interesse: Praias de São Pedro de Moel, Praia da Vieira e Farol de São Pedro.

5. Marinha Grande –  Água de Madeiros
Extensão: 2 km
Descrição do percurso: Com início na Praia de São Pedro de Moel, este percurso estende-se até Alcobaça, atravessando o icónico pinhal de Leiria.
Principais pontos de interesse: São Pedro do Moel, Praia das Valeiras, da Praia da Pedra Lisa e da Praia de Água de Madeiros.

6. Alcobaça – Estrada Atlântica 
Extensão: 21 km
Descrição do percurso: São cerca de 21 quilómetros de ciclovia que ligam a Freguesia de Pataias às Praias do Norte do Concelho, através da Estrada Atlântica.

7. Caldas da Rainha
Extensão: 8 km
Descrição do percurso: Este percurso tem início na Foz do Arelho e culmina em Salir do Porto, sempre ao longo da faixa costeira.
Principais pontos de interesse: Surpreendentes enfiamentos paisagísticos para o mar (Berlengas).


Sem comentários:

Enviar um comentário