quinta-feira, 18 de maio de 2017

Ação de sensibilização ambiental

 Projeto

"Lagoa da Ervedeira: à descoberta da avifauna"

Teve lugar uma ação de sensibilização à qual assistiram as professoras da EB do Grou pertencente ao Agrupamento de Escolas da Guia juntamente com os alunos da EB/JI do Grou , que  estão a desenvolver um projeto sobre a Lagoa da Ervedeira no âmbito do projeto Fundação Ilídio Pinho que vai na 14ª Edição , onde milhares de alunos e professores de todo o país estão a participar no concurso “Ciência na Escola” .

 Acompanhados por dois representantes da Quercus - Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura  os alunos da EB/JI do Grou , visitaram de novo a Lagoa da Ervedeira, onde observaram os ninhos que por estes  foram construídos


e colocados  em árvores  com a ajuda de dois representantes do ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas

 


,no fim dos mês de março onde estes observaram também algumas aves e construíram os ditos ninhos que foram colocados  em árvores , a fim de  proporcionar  zonas de nidificação às aves que utilizem essa zona para se alimentar.

Ontem deslocáram se  à Lagoa da Ervideira  dois representantes da Quercus - Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura para dinamizar uma ação de sensibilização ambiental com os alunos da Escola Básica/Jardim de Infância do Grou.


Observáram se algumas espécies de peixes (pampo, pardelha e achigã), girinos, rãs, lagostins, caracóis, larvas de donzelinha e donzelinhas.
Larva de Lagostim

Sapos e Rãs

Caracois

Achegã

Pampo ou "Panssudo"

Larva de donzelinha

Pardelha

Girino e Sapo


O Sr. Virgílio Cruz da associação "Amigos da Lagoa da Ervedeira" também esteve presente com as suas explicações sobre a lagoa.
Depois do almoço em forma de piquenique, os alunos colocaram alguns alimentadores de aves nos pinheiros bravos da mata circundante, que eles próprios construíram com materiais recicláveis.


Na mata, poderam observar também as  camarinhas, um fruto tipico das areias existentes na Mata junto á Lagoa da Ervedeira.
Na margem da  lagoa, fez se a medição de alguns parâmetros de qualidade da água com um multiparamétrico.
 
E como não se deve deitar o lixo no chão, testou se os conhecimentos dos alunos sobre a separação dos resíduos através do Jogo dos Ecopontos

Fonte : http://aeguia.edu.pt/aeguia5/index.php/613-atividade-da-lagoa-da-ervedeira-saida-de-campo
https://www.facebook.com/quercusribatejoestremadura/photos/a.1319701844773395.1073741869.813562892053962/1319714178105495/?type=3&theater


terça-feira, 16 de maio de 2017

16º Festival de Sabores do Coimbrão

16º Festival de Sabores do Coimbrão e deixe-se levar pelos sabores desta freguesia.




Festival que em outras ediçoes anteriores  se chamava "Festival Gastronómico do Coimbrão", tem como objectivo promover as potencialidades gastronómicas locais, bem como divulgar e apoiar o trabalho realizado pelas várias associações e grupos que integram a iniciativa.
O programa integra, entre outras actividades a apresentação e  a qualidade da gastronomia existente na freguesia  do Coimbrão , a partir de sexta feira dia 9 , irá ser  apresentada a Agenda Gastronómica realizada por algumas das associações e grupos que como já se referiu acima fazem parte desta iniciativa .

ENTRADA LIVRE
INF.: 244 606 478 | www.jfcoimbrao.pt  

Org.: JFCoimbrão
Participações: AMA Associação de Moradores e amigos do Casal Ventoso  , ADASCO, Rancho Folclórico do Coimbrão Flores de Verde Pinho , U. D. R. Coimbrão , G.A.L.E (Grupo de Amigos da Lagoa da Ervedeira ),  LAPP Liga de Amigos da Praia do Pedrogão , ACDPPP Associação Cultural Desportiva e Promotora da Praia do Pedrogão .

Apoio: CMLeiria

16º Festival de Sabores do Coimbrão

Gastronomia

São iguarias da região, as Morcelas do Coimbrão (de sangue e arroz). São confeccionadas sobretudo na altura da matança do porco, uma tradição que só algumas famílias mantêm. Muitos dos utensílios utilizados pelos nossos avós, ou nossos pais foram caindo em desuso, sendo substituídos por outros com efeito mais rápido e eficaz, o cebolão é exemplo disso, era uma arma esguia e aguçada para matar o porco, o chambaril ou o tabuleiro das tripas são outros utensílios que permanecem apenas na memória dos mais velhos. As morcelas têm como ingredientes o sangue e a gordura do porco, arroz e especiarias (cravo, cominhos e sal). Depois de preparada uma massa com estes ingredientes, enchem-se as tripas e vão a ferver num panelão com água. Depois de cozidas podem servir-se quentes, ou ser colocadas no fumeiro e mais tarde podem acompanhar um cozido à portuguesa. São igualmente deliciosas fritas às rodelas na famosa fritada, que é uma outra iguaria da região. Ainda na altura da matança, e aproveitando o resto do preparado das morcelas, eram feitos os Bolos de Morcela, juntado um pouco de canela, farinha e água a ferver, formando uma pasta para moldar e fazer pequenas bolas que iam a cozer na água das morcelas, havia quem pusesse açúcar nestes bolos. Mais tarde faziam-se os famosos torresmos, tão apreciados por todos.
A Broa de Milho é uma outra tradição que só os mais antigos mantêm viva. Para a sua confecção é necessário farinha de milho, água tépida e fermento e os utensílios: peneira, masseira, tendeira, pá de forno, um rodo para limpar e retirar a cinza do forno, o vasculho, era um pau com louros que servia também para limpar o forno e claro o forno, onde é cozida a broa.
As Migas e o Bacalhau com Molho de Toucinho são outras iguarias características desta freguesia, que ainda hoje podem ser apreciadas nos restaurantes da região.
Fazem parte da confeitaria da região, Arroz Doce, Broa Doce e Filhós, confeccionadas com abóbora menina.  ( fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Coimbr%C3%A3o )

Se aprecia um bom prato tradicional, então não falte e traga os seus familiares e amigos!

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Novas Zonas de Pesqueiros em Lagoa da Ervedeira





   

 Agora para os pescadores de Carpa , Pampos , Achegã e Perca Sol  as espécies mais abundantes na Lagoa da Ervedeira já têm algumas zonas de  pesqueiro para desfrutar do prazer de apanhar algumas das espécies  referidas , mais propriamente as carpas que costumam ser abundantes.
 
 Margens/Pesqueiros

Nas principais áreas, tanto os pesqueiros como os acessos foram  melhorados, já que se tratam de margens recortadas onde existia caniço , silvas e arbustos  , margens estas com profundidades relativamente baixas mas íngremes , tornado se perigosas , todo o cuidado é pouco .
Foi até há uns anos atrás uma Lagoa muito solicitada para a pesca desportiva , onde se realizaram grandes e prestigiantes capturas , mas que atualmente  encontra se  num estado de quase total abandono quer por parte  das entidades autárquicas.

Espécies

Actualmente a Perca Sol é o peixe menos abundante onde outra hora este era um dos preferidos para pescadores "amadores"


, embora peixes como a enguia o achegã , o Pampo Vermelho e a Carpa continuem a aparecer em quantidades razoáveis em muitos dos pesqueiros utilizados pelos pescadores desportivos. 

Engodos/Iscos

Na pesca do Pampo ou da Carpa utilizam-se regularmente engodos baseados em farinhas com predominância para o milho, as quais devem ser bem amassadas juntando-se em pequenas porções o mesmo que se coloca como isco, o asticot ou sementes cozidas de cânhamo ou trigo  e de milho ou ervilhaca para a Carpa e para  o Pampo  tem sido aplicado como isco o asticot branco ou vermelho e como engodo bolas ligeiras feitas em farinhas sobretudo à base de amendoim.
Na captura de espécies de maior porte é ainda utilizada a minhoca de estrume, sendo esta também muito utilizada em conjunto com o próprio estrume na engodagem das Percas.

Tipos de Pesca

Nas opções de pesca têm vindo a generalizar-se a pesca à inglesa para o Pampo e a Carpa, e a francesa raramente usada na Lagoa .
Na técnica da inglesa é normalmente aplicada uma bóia fixa para distâncias entre os 20/25 m., e dada a grande irregularidade do fundo torna-se muito aconselhável um grande rigor no modo de fisgar para que este tenha a sua queda no sítio exacto dos lançamentos.


A Lagoa da Ervedeira deseja , boas Pescarias a todos os Pescadores .



Lagoa da Ervedeira regista subida histórica na cota de água

  Lagoa da Ervedeira está a registar uma subida inédita na sua cota de água, atingindo níveis apenas comparáveis aos registados no período...